Vou falar de tudo

Vou tentando acertar e colocar aqui coisas que possam interessar a você.
Seja bem vindo!


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Qual bancada eu escolho?

Oi Gente!
Na hora de construir ou reformar, sempre ficamos na dúvida sobre qual a melhor para a nossa cozinha. A bancada merece atenção especial, pois é nela que você vai manipular os alimentos  todos os dias.
Veja aqui os pontos positivos e negativos dos vários modelos existentes no mercado.

Concreto:
Pontos positivos: Com aparência moderna, o concreto é rústico, funcional e tem instalação prática. Porém é preciso tratar o material para que ele possa ficar em contato com a água. O concreto também é econômico.
Pontos negativos: O concreto tem porosidade, portanto, há espaço para a infiltração de líquidos, o que pode ocasionar umidade. Ele não é 100% higiênico, e além disso existe a possibilidade de rachaduras.


Aço Inox:
Pontos positivos: Durabilidade, higiene e praticidade. A manutenção é simples, e existem vários materiais específicos para a limpeza do inox. Outra vantagem é que o inox possibilita a criação de peças em um bloco só com cuba, frontão e acessórios como lixeiras e escorredores de pratos.
Pontos negativos: Além de ter o preço alto, o inox risca facilmente. Porém isso nem sempre pode ser uma desvantagem, alguns acham que quanto mais usado mais bonito fica.

Mármore composto:
Pontos positivos: a mistura criada com cerca de 90% de quartzo e 10% de resinas sintéticas forma o mármore composto, que inclui o Silestone, o Techinostone e o Marmoglass. Os nomes variam de acordo com a marca. Esse tipo de material é resistente, higiênico, tem boa durabilidade e manutenção fácil. Quando manchado ou riscado ele pode ser recuperado. Uma das grandes vantagens é a aparência uniforme.
Pontos negativos: Tudo isso tem um preço. Por serem importados, os mármores compostos tem um custo muito alto.


Acrílicos:
Pontos positivos: Corian, Hi Macs e Staron, entre outros, compõe o grupo destes polímeros plásticos, que são alguns dos materiais  mais cobiçados para bancadas de cozinhas atualmente. Composto por material mneral e acrílico, o Corian, por exemplo é moderno, resistente e tem uma grande variedade de cores e texturas. A grande vantagem é que ele pode ser modelado, dando um aspecto higiênico e de fácil manutenção.
Pontos negativos: Apesar de resistente, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer a bancada com os acrílicos. Se uma panela quente for colocada sobre a superfície acrílica ela pode ser danificada, no entanto dá para recuperar sem deixar emendas ou marcas. Esse material também tem custo altíssimo.

Nanoglass:
Pontos positivos: Composto de pó de mármore e vidro, o nanoglass é um material industrializado que tem superfície sólida. Entre os pontos positivos estão a facilidade de limpeza e manutenção, além da aparência homogênea. Branco e brilhoso,  o material é neutro, ele não tem porosidade e não mancha.
Pontos negativos: Por ser uma superfície muito rígida o nanoglass pode trincar, não havendo reparo. Apesar de não ser tão caro quanto o Corian, não é dos mais econômicos.

Granito:
Pontos positivos: Quem prioriza preço baixo pode apostar no granito. Esta pedra é um material clássico, além disso é fácil de trabalhar, tem praticidade de manutenção e durabilidade.
Pontos negativos: O granito possui muitos elementos visuais, e por isso seu uso na decoração se torna mais restrito. O granito mais utilizado é o preto.

Madeira:
Pontos positivos: Aconchego, calor e rusticidade são características presentes nas bancadas de madeira, muito comuns nas cozinhas européias. Uma das vantagens é a praticidade de instalação.
Pontos negativos: Como a bancada é uma área molhada, é preciso investir em uma cuba que tenha prancha de alumínio nas laterais. Esse tipo de cuba geralmente vem de fora do país. A madeira também não suporta objetos pontiagudos ou panelas quentes deixando marcas que não tem reparação. Também deve-se ter cuidado redobrado com a limpeza.

Epóxi:
Pontos positivos: Uma das maiores vantagens do epóxi é a ausência de porosidade. Essa característica faz com que ele seja usado até em laboratórios porque é de fácil limpeza. Também tem boa durabilidade.
Pontos negativos: Além de ter custo elevado, o epóxi também necessita de cuidados. Com o tempo, o contato com peças quentes pode causar manchas.

Azulejos:
Pontos positivos: As bancadas feitas com azulejos são econômicas e essa é uma das grandes vantagens do material. Outro ponto a favor é a uniformidade visual.
Pontos negativos: No caso do azulejo, o barato pode acabar saindo caro se não for bem planejado. É um material frágil, tem baixa resistência e pouca durabilidade. As peças podem trincar com o uso de panelas quentes.

fonte: revista Casa e Jardim

Espero que tenha sido esclarecedor, pois eu mesma não tinha conhecimento de alguns tipos de bancada nem a sua característica.
Tenham um bom fim de semana!
Beijos!

7 comentários. Aqui você palpita e eu gosto!:

Maria Lúcia - Asas da Imaginação postou o comentário número:

Oi Renata! Que show de post! Vou ficar com a primeira bancada...rsrsrs.
Re, vc disse que ganha vasinhos de plástico. A maioria que eu ganho tb é de plástico, mas já estou com umas idéias de reciclagem para eles... depois mostro pra vocês...rsrsrs.
Beijos. Te aguardo pra outras prosas boas, com muito pão de queijo e café descafeinado...rsrsr.

Anônimo postou o comentário número:

Renata, adorei o post, servirá demais quando for fazer a cozinha da casinha que nem costruída esta rsrs.
Amo a de madeira e a de marmore.
Bjs

acasinhaencantada.blogspot.com

Fernanda Reali postou o comentário número:

Uma cozinha mais linda do que a outra, mas a primeira faz mais meu gosto.

Renata, eu voltei para te avisar que te linei no post de hoje. Teu comentário foi perfeito!

http://fernandareali.blogspot.com/2010/09/esta-gorda-leia-o-diario-de-uma-dieta.html

beijos e obrigada!

Maria Célia postou o comentário número:

Oi Renata
Adorei o post de hoje, veio bem a calhar, uma vez que estou construindo, e dou uma importância muito grande à cozinha.
O meu escolhido é o granito, imbatível, entretanto, gostaria muito de usar o Corian, mais devido ao alto valor, acho que vai ser muito difícil.
Um beijo!

Flavia postou o comentário número:

Com $$$ sobrando eu faria de marmoglass, que foi o mesmo material q usei no meu banheiro, é maravilhoso. Com com $ normal, eu optaria pelo bom e velho granito!
Bjs!!

Renata postou o comentário número:

*Amigas,
Que bom que gostaram! O intuito foi justamente de mostrar as vantagens e desvantagens de um ou outro material. Eu tinha "n" dúvidas, até mesmo sobre o inox e o Corian e Silestone. Quanto a esses dois últimos, eles ainda são bastante caros, apesar de lindos! Obrigado e beijos.

Anônimo postou o comentário número:

hahaha, eu ia te deixar um recadinho avisando do seindo, mas fui fazer umas coisinhas e... ih, esqueci o que era para fazer.
Bjs flor.

acasinhaencantada.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...