Vou falar de tudo

Vou tentando acertar e colocar aqui coisas que possam interessar a você.
Seja bem vindo!


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salve Jorge!!




Oi Gente!

Dia 23 de Abril, hoje, dia de São Jorge.
Eu simpatizo com várias religiões sem ser praticante de nenhuma. Gosto de alguns santos, entre eles São Jorge. 
O post de hoje foi por inspiração, senti vontade de falar de São Jorge; sei lá... apenas um calor no coração.
Segundo a tradição, São Jorge foi padre e soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. É imortalizado no conto em que mata o dragão. Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado como Ogum. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou pelo mundo todo.

De acordo com a lenda são Jorge nasceu na Capadócia, região que atualmente faz parte da Turquia. Sua família era de posses, mas a doença e o falecimento da mãe acabou com a maioria dos seus recursos. Nesse tempo ele residia na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de tribuno militar. Jorge, ao ver que se fazia tanta crueldade contra os cristãos distribuiu toda a riqueza que lhe restava aos pobres.
O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e, no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Entretanto a cada tortura ele reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade levando muitos romanos, inclusive a mulher do imperador, a converterem-se ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia.

Já a famosa lenda do dragão teve origem nas baladas medievais. Contam que ele era filho de um lorde que foi roubado pela Dama do Bosque e levado para Sylen, uma cidade da Líbia. Lá ele encontrou um eremita que disse que toda a cidade sofria pois lá existia um enorme dragão, que todos os dias exigia uma donzela em sacrifício; que todas as moças da cidade já haviam sido enviadas, só restando a filha do rei que seria sacrificada no dia seguinte ou seria dada em casamento a quem matasse o dragão. Jorge vai e mata o dragão com sua lança. Porém o rei não queria ver sua filha casada com um cristão envia Jorge à Pérsia e pede a seus soldados que o matem. Porém ele se livra do perigo e leva a princesa para a Inglaterra e vive feliz com ela até o dia de sua morte. (fonte: Wikipédia)

Lindo não? Adoro ler sobre tudo isso.
E no fim o post acabou ficando bem grande, desculpem.

Amigas, o SORTEIO é amanhã !! Não esqueçam! Podem participar até hoje às 23:59h.

Salve Jorge!!

Beijos!!

4 comentários. Aqui você palpita e eu gosto!:

Adriana Balreira postou o comentário número:

Renata,
Sempre é bom a gente conhecer a história dos santos ou de quem quer que seja e que tem uma boa história. Não sou fã do São Jorge, acho que os cariocas mais fervorosos por ele. Mas a história dele eu já conhecia. Ele é muito conhecido, né?
Salve Jorge!
Beijos
Adriana

Maria Célia postou o comentário número:

Oi Renata
Pra ser sincera não é um santo que eu goste, mas a história dele é muito interessante e bonita.
Ele foi um mártir.
Bjo

Cláudia Beatriz Alberto postou o comentário número:

oi Renata obrigada pela visita e pelo recadinho carinhoso... pq vc tem medo de gatos?? eles são tão carinhosos qtos o cachorro, esta história de que gato é traiçoeiro é mentira de quem nunca teve gato para chamar de seu, eles são muito dócil e carinhosos e apegados ao dono tb, porém são mais independentes.... porém como qq outro animal ele machuca qdo atacado e agredido.... bjoss

Telma Maciel postou o comentário número:

Eu não sou devota de santo nenhum, masa adoro conhecer as histórias! A de São Jorge é bem legal. A primeira, principalmente.
Beijão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...