Vou falar de tudo

Vou tentando acertar e colocar aqui coisas que possam interessar a você.
Seja bem vindo!


domingo, 28 de setembro de 2014

Sobre eleições...o voto nulo.







Oi Gente!!

Primeiramente quero me desculpar com as amigas do Encontro de Blogueiras que aconteceu ontem. Infelizmente não pude ir. Na quarta feira fiquei sabendo que receberia visitas justamente neste fim de semana...

Mas o papo de hoje é sobre as eleições que vão acontecer no próximo fim de semana.
Eu, normalmente, não costumo falar de política porque acho que cada um tem suas preferências e eu não estou aqui para fazer campanha para um ou outro, pelo contrário, se eu fizesse campanha seria pelo voto facultativo.
O que eu quero falar hoje é algo como um "testemunho". 
Eu sempre fui a favor do voto nulo, porque acreditava (como muita gente) que o voto nulo era o meu voto de protesto; acreditava que era a maneira de dizer que eu não concordava com o tipo de governo e de políticos que estão por aí.

Acontece que, após anos e anos, eu descobri que meu pensamento estava completamente errado! Votar nulo é ajudar quem você não quer que esteja lá. Votar nulo não elimina a corrupção.
Eu acreditava que se a eleição tivesse 51% de votos nulos essa eleição seria anulada e outra  ocorreria. E creio que muita gente pensava, ou ainda pensa assim. Ledo engano...
De acordo com a nossa Constituição só os votos válidos são considerados. Então votando nulo estaremos elegendo os candidatos com menos votos.

Ainda hoje li uma explicação em um jornal aqui do bairro ( Boqueirão News)que é bem simples: Se um município tem 200 mil eleitores, o candidato para vencer o pleito em primeiro turno precisaria de 100 mil + 1 (50% +1). Porém se, por acaso desses 200 mil, 160 mil votassem nulo, apenas 40 mil seriam considerados votos válidos, então o candidato se elegeria com apenas 20 mil e um votos! A voz dos descontentes não valeria de nada!
Portanto, apesar de toda a minha insatisfação com os políticos terei que pensar bem e escolher um, ainda que seja o "menos pior" (um absurdo!) para dar o meu voto.
Deixo aqui um desejo de que, com tudo que estamos vendo na tv, nos jornais etc, possamos pensar bem, pois vamos ter que passar 4 anos sob a tutela desse governante.
E temos apenas uma semana para isso!
Minha intenção com esse post é, se possível, esclarecer e até mesmo alertar sobre algo que eu não tinha conhecimento. Aliás, eu só descobri através de um vídeo que vi no facebook..

Desejo à todas uma ótima semana e uma boa escolha!!

Beijos!!


3 comentários. Aqui você palpita e eu gosto!:

Vero Kraemer postou o comentário número:

POis é, Re, não dá pra votar nulo... Como você disse,é escolher o menos pior, porque a coisa tá preta, hein?
Amei seu post!
Beijossssssssssssss
Vero

Lia e Vi postou o comentário número:

Oi Renata, é a Vi, eu votava em candidatos, mais de dois anos para cá passei votar nulo e não o fiz para protestar, fiz porque não acredito em nenhum candidato.
Pensei, sera que existe o menos ruim?
porque é assim o voto útil, eu não votava naquele que eu acreditava ser o melhor, mas votava naquele que eu queria acreditar ser o menos ruim.
Hoje eu faço o que eu acredito ser correto com minhas convicções e acredito que todas pessoas deveriam votar assim, fazer o que é certo de acordo com suas convicções pessoais, queremos um Brasil melhor? isso só vai acontecer quando passarmos a respeitar a nos mesmos, nossas ideias, nossos princípios, nossas crenças.
Muitos beijos,Vi

Maria Célia postou o comentário número:

Oi Renata
Excelente postagem, esclarecedora, gostei muito.
Muito obrigada pelo carinho deixado no bloguito.
Um beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...