Oi Gente!
Dia 23 de Abril, hoje, dia de São Jorge.
Eu simpatizo com várias religiões sem ser praticante de nenhuma. Gosto de alguns santos, entre eles São Jorge.
O post de hoje foi por inspiração, senti vontade de falar de São Jorge; sei lá... apenas um calor no coração.
Segundo a tradição, São Jorge foi padre e soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. É imortalizado no conto em que mata o dragão. Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado como Ogum. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou pelo mundo todo.
De acordo com a lenda são Jorge nasceu na Capadócia, região que atualmente faz parte da Turquia. Sua família era de posses, mas a doença e o falecimento da mãe acabou com a maioria dos seus recursos. Nesse tempo ele residia na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de tribuno militar. Jorge, ao ver que se fazia tanta crueldade contra os cristãos distribuiu toda a riqueza que lhe restava aos pobres.
O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e, no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Entretanto a cada tortura ele reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade levando muitos romanos, inclusive a mulher do imperador, a converterem-se ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia.
Já a famosa lenda do dragão teve origem nas baladas medievais. Contam que ele era filho de um lorde que foi roubado pela Dama do Bosque e levado para Sylen, uma cidade da Líbia. Lá ele encontrou um eremita que disse que toda a cidade sofria pois lá existia um enorme dragão, que todos os dias exigia uma donzela em sacrifício; que todas as moças da cidade já haviam sido enviadas, só restando a filha do rei que seria sacrificada no dia seguinte ou seria dada em casamento a quem matasse o dragão. Jorge vai e mata o dragão com sua lança. Porém o rei não queria ver sua filha casada com um cristão envia Jorge à Pérsia e pede a seus soldados que o matem. Porém ele se livra do perigo e leva a princesa para a Inglaterra e vive feliz com ela até o dia de sua morte. (fonte: Wikipédia)
Lindo não? Adoro ler sobre tudo isso.
E no fim o post acabou ficando bem grande, desculpem.
Amigas, o SORTEIO é amanhã !! Não esqueçam! Podem participar até hoje às 23:59h.
Amigas, o SORTEIO é amanhã !! Não esqueçam! Podem participar até hoje às 23:59h.
Salve Jorge!!
Beijos!!
4 comentários. Aqui você palpita e eu gosto!:
Renata,
Sempre é bom a gente conhecer a história dos santos ou de quem quer que seja e que tem uma boa história. Não sou fã do São Jorge, acho que os cariocas mais fervorosos por ele. Mas a história dele eu já conhecia. Ele é muito conhecido, né?
Salve Jorge!
Beijos
Adriana
Oi Renata
Pra ser sincera não é um santo que eu goste, mas a história dele é muito interessante e bonita.
Ele foi um mártir.
Bjo
oi Renata obrigada pela visita e pelo recadinho carinhoso... pq vc tem medo de gatos?? eles são tão carinhosos qtos o cachorro, esta história de que gato é traiçoeiro é mentira de quem nunca teve gato para chamar de seu, eles são muito dócil e carinhosos e apegados ao dono tb, porém são mais independentes.... porém como qq outro animal ele machuca qdo atacado e agredido.... bjoss
Eu não sou devota de santo nenhum, masa adoro conhecer as histórias! A de São Jorge é bem legal. A primeira, principalmente.
Beijão
Postar um comentário