Vou falar de tudo

Vou tentando acertar e colocar aqui coisas que possam interessar a você.
Seja bem vindo!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

A energia das cores

Oi Gente!!

 Estou quase com 200 seguidores!!! Ai que delícia! Obrigado a todos vocês que me acompanham e deixam recadinhos deliciosos nos comentários. Muitos beijos! Pretendo em breve fazer um sorteio para comemorar. Aguardem!

Eu sempre disse que sou meio "neutra", ou seja não sou daquelas apaixonadas por cores vivas, mas segundo o Feng Shui, a energia das cores podem ajudar a equilibrar o ambiente.
A gente sempre se pergunta : com qual cor devo pintar a minha sala? E o quarto? A questão é: qual a melhor cor para cada ambiente da casa?
Você pode aliar a decoração à energização dos ambientes. No Feng Shui para decorar e energizar é necessário fazer um estudo detalhado e personalizado.
Aqui vou dar algumas dicas do efeito das cores em determinados ambientes. Retirei esse roteiro de uma matéria que li, já há algum tempo e que guardei nos meus arquivos. Não lembro se foi em revista ou nos meu passeios pela internet, se alguém identificar e quiser reclamar a autoria, por favor me avise que darei o devido crédito.
Farei em duas partes para que o post não fique muito extenso.

 Branco:
Feng Shui: é uma cor neutra e muito usada em qualquer ambiente. Ela representa o elemento metal. Cuidado com o excesso, pois passa uma sensação de infinito, frieza, vazio, esterilidade e hostilidade.
Decoração: Traz sensação de claridade, paz, calma, tranquilidade e limpeza. Mas também de frieza, tristeza e solidão. O branco é muito usado para dar amplitude a ambientes pequenos e apertados.


 Preto:
Feng Shui: representa o elemento água. Deve-se ter cuidado na sua aplicação pois pode passar a sensação de angústia, opressão e depressão. Lembrar luto, perdas e tristeza.
Decoração: cuidado com o uso dessa cor. Ela pode chocar e agradar dependendo do uso. Pode ser poderosa ou depressiva. Pode ser chique ou brega. É mais indicada para fazer contrastes, principalmente com o branco.




 Verde:
Feng Shui: representa o elemento madeira. Acalma as pessoas agitadas e angustiadas. Significa esperança e satisfação. Pode ser usada nos banheiros para elevar a energia deste local.
Decoração: traz alegria e vida. O verde escuro se destaca  no ambiente. O verde claro é mais sóbrio e aconchegante.




 Lilás/Violeta:
Feng Shui: tonalidade ligada à espiritualidade. Boa para meditar e tranquilizar. Acalma o coração, a mente e os nervos. Mas em excesso pode trazer depressão e ansiedade.
Decoração: se for uma cor monocromática pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta tonalidade.




 Laranja:
Feng Shui: cor do intelecto e da mente. Estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Ótima para sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso pode provocar conversas demais, brincadeiras e aumento do apetite.
Decoração: lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, às brincadeiras e aos doces. É muito usada em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Na sala de jantar pode ser aplicada em uma só parede, em tons bem suaves(cor pêssego).




Vermelho:
Feng Shui: símbolo do elemento fogo. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto estima, fama e prosperidade. No quarto do casal ativa a sensualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
Decoração: cuidado na hora de aplicar esta cor nos ambientes. Ela é muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exotismo. Em demasia, pode ser vulgar.

Aguardem a continuação no próximo post.

fotos: decorpad, alkemie e casa claudia


Beijos!!


8 comentários. Aqui você palpita e eu gosto!:

Anônimo postou o comentário número:

Amei o ambiente em preto. Ficou lindo e aconchegante. Nunca tinha pensado em usar essa cor em uma parede!

Drika postou o comentário número:

Oi Rê!!!
adorei as informações gostei do ambiente do banheiro e o verde... estou pensando em fazer verde o banheiro de cima lá de casa!!!
bj Drika

Vania postou o comentário número:

Oi Renata,boa tarde !!
Essa foi boa...rs,quando estava no melhor do assunto...acabou o post...rs.
Então Renata ficarei aguardando a continuação (parte 2).
Sempre gostei deste assunto, inclusive tenho algumas revistas bem interessantes,falando até os tipos de plantas a usar, objetos de decoração, cantinhos e muito mais,bem bacana !
Parabéns pelo post de hj,e não esqueça da continuação heim?
Linda semana para vc querida !
beijo e abraço.

janne falcão postou o comentário número:

Oi Re , minha querida que post legal , eu gosto de marrom tbm, com cores mais neutras , e coloc cor nos detalhes com almofadas , o esmalte ficou lindo sua mão ficou ainda mais branquinha ... bjimmm e uma semana iluminada

Anônimo postou o comentário número:

Renatinha,
Eu também vou devagar com o que colocar como meta, para não decepcionar... mas a casa, esta tem que sair nem que eu tenha que trabalhar todos os finais de semana até o final do ano rsrsrs.

Amei as dicas, eu sou bege, tenho um medo enorm,e de cor, por mim seria tudo branco.
Vou usar este post quando for decorar a nova-futura-nãotãodistante-casinha-encantada rsrs.

BJ

Moda Para Vestir postou o comentário número:

Pintei esse final de semana o meu quarto de lilas..ai que tudoo..ficou bem legal e deu outro ar ao ambiente.
adorei seu blog
estamos seguindo

beijos
Mah e Pri

www.modaparavestir.com.br

Maria Célia postou o comentário número:

Oi Renata, boa noite,
Não sou adepta do Feng Shui, mas gostei da explicação sobre as cores e das imagens que você escolheu.
Bjos

fatti navarro postou o comentário número:

Renata linda!

Menina adorei o post,estou tão indecisa em quais cores devo pintar o apê, vou copiar e guardar em meu arquivo tah,porque vai demorar um pouquinho pra pintar.

bju bju linda, a imagem do piso laminado tah la agora eu postei novamente.

bjinhussssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...